O que é nutrição e por que é importante para os idosos?

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Nutrir, é manter uma dieta saudável e equilibrada, para que o corpo obtenha os nutrientes necessários. Nutrientes são as substâncias encontradas nos alimentos, que nossos corpos precisam para funcionar e crescer.  Eles incluem carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminasminerais e água.

Independentemente de sua idade, uma boa nutrição dá energia e pode ajudar a controlar o peso. Também pode ajudar a prevenir algumas doenças, como osteoporose, pressão alta, doenças cardíacasdiabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

No entanto, à medida que envelhecemos, o corpo e metabolismo mudam, e muda também o que você precisa para se manter saudável. Por exemplo, você pode precisar de menos calorias, mas você ainda precisa obter nutrientes suficientes. Alguns idosos precisam de mais proteína.

O que pode tornar a alimentação mais difícil à medida em que envelhecemos?

Algumas mudanças prováveis de ocorrer, quando envelhecemos, podem tornar mais difícil para você ter uma alimentação saudável. Estas incluem alterações:

  • na vida doméstica, como de repente viver sozinho ou ter problemas para se locomover
  • na saúde, o que pode tornar mais difícil para você cozinhar ou se alimentar
  • por medicamentos, que podem mudar o gosto dos alimentos, fazer sua boca secar, ou tirar seu apetite
  • na renda, o que significa que você pode não ter tanto dinheiro para se alimentar da melhor forma
  • no olfato e paladar
  • na mastigação ou para engolir a comida

Como podemos nos alimentar de forma saudável à medida que envelhecemos?

Para nos mantermos saudáveis à medida que envelhecemos, devemos:

  • Comer alimentos que forneçam muitos nutrientes sem muitas calorias extras, como:
    • Frutas e legumes (escolha diferentes tipos com cores brilhantes)
    • Grãos integrais, como farinha de aveia, pão de trigo integral e arroz integral
    • Leite e queijo sem gordura ou com baixo teor de gordura, ou leite de soja ou arroz que adicionou vitamina D e cálcio
    • Frutos do mar, carnes magras, aves e ovos
    • Feijões, nozes e sementes
  • Evitar calorias vazias. Estes são alimentos com muitas calorias, mas poucos nutrientes, como batatas fritas, doces, refrigerante e álcool.
  • Escolha alimentos que são baixos em colesterol e gordura. Você quer especialmente tentar evitar gorduras saturadas e trans. Gorduras saturadas geralmente são gorduras que vêm de animais. Gorduras trans são gorduras processadas de margarina vegetal. Você pode encontrá-las em alguns produtos assados industrializados e frituras em alguns restaurantes de fast-food.
  • Beber líquidos o suficiente, para evitar desidratação. Algumas pessoas perdem o senso de sede à medida que envelhecem. E certos medicamentos podem tornar ainda mais importante ter muitos fluidos.
  • Ser fisicamente ativo. Se você começou a perder o apetite, se exercitar pode ajudá-lo a sentir mais fome.

O que posso fazer se estou tendo problemas para me alimentar de forma saudável?

Às vezes, problemas de saúde ou outros problemas podem dificultar a alimentação saudável. 

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  • Se você está cansado de comer sozinho, tente organizar algumas refeições improvisadas ou cozinhar com amigos. Você também pode procurar algumas refeições em páginas especializadas da internet ou centros comunitários ou associações.
  • Se você está tendo dificuldade para mastigar, consulte o seu dentista para verificar se há problemas
  • Se você está tendo problemas para engolir, tente beber líquidos com sua refeição. Se isso não ajudar, verifique com o seu profissional de saúde. Uma condição de saúde ou remédio pode estar causando o problema.
  • Se você está tendo problemas para cheirar e saborear sua comida, tente adicionar cor e textura para tornar sua comida mais interessante
  • Se você não está comendo o suficiente, adicione alguns lanches saudáveis ao longo do dia para ajudá-lo a obter mais nutrientes e calorias
  • Se uma doença está tornando mais difícil para você cozinhar ou se alimentar, verifique com seu profissional de saúde. Ele ou ela podem recomendar um terapeuta ocupacional, que pode ajudá-lo a encontrar maneiras de facilitar as coisas.

Cuidar da alimentação é importante desde que passamos a ser amamentados.

Obs: Este artigo é meramente informativo. Não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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