Nutrição : Benefícios da Canela

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A canela possui uma série de benefícios. Ele ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Esta especiaria originária da Ásia, mais precisamente do Sri Lanka, também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica. Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.

 

A especiaria conta com o polifenol MHCP que pode melhorar a ação da insulina nas células, contribuindo para regularizar os níveis de glicose no sangue. Isto faz com que o nutriente seja interessante para o controle do diabetes tipo 2.

 

Além disso, a canela é rica em compostos fenólicos que possuem uma atividade antioxidante, ou seja, neutralizam os radicais livres e podem assim prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores.

 

Um estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos, com 60 pessoas observou que o consumo de canela por 40 dias contribuiu para a diminuição do colesterol total, a redução variou entre 12 e 26%, enquanto do colesterol ruim, LDL, a redução variou de 7 a 27%.

 

A canela pode ser utilizada de diversas maneiras, uma delas é polvilhar a canela em pó sobre sobremesas, cremes, mousses e mingau tendo assim todos os benefícios da canela em pó. Uma outra forma de consumir a canela é em forma de chá.

 

Colocar 1 pau de canela em uma xícara de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Depois consumir até 3 xícaras por dia, antes das refeições.

 

Polvilhar 1 colher de chá de canela em pó na salada de frutas ou na mingau de aveia são ótimas estratégias para baixar naturalmente a glicose do sangue, sendo útil no controle da diabetes e para emagrecer.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja mais artigos

Dicas de Saúde

Quais são as 11 qualidades de um cuidador de idosos

O blog da Viver Melhor dedica esta semana aos profissionais de cuidados com idosos. Cuidadores certificados, Técnica(o)s de enfermagem e Enfermeira(o)s precisam considerar alguns pontos

Dicas de Saúde

Como ser um ótimo Cuidador

Hoje, nosso Blog se destina aos profissionais de Cuidados, cujo profissionalismo torna possível a tranquilidade das famílias que deles dependem. Muitos de nós conhecemos uma

Dicas de Saúde

A Importância da hidratação

Sirva-se de um copo de água para beber enquanto lê este tópico importante sobre desidratação em idosos.  A definição de desidratação pode ser entendida como

Fale conosco!

Tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on skype