Nutrição : Benefícios do Mel

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O mel, além de muito saboroso, é um alimento, muito versátil que pode ser usado para fortalecer o sistema imune, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso o mel o considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante. O mel é o único alimento naturalmente doce que contém proteínas e sais minerais, como potássio e magnésio, que são importantes para a saúde.

Para os chineses, o mel é um alimento de natureza neutra, que pode ser consumido por pessoas de todas as constituições e que serve para tonificar os órgãos, como o pulmão e o estômago.

O Mel é uma fonte de frutose, glucose e sacarose. O Mel também fornece vitaminas e alguns minerais como o Cálcio, Magnésio, Potássio e Fósforo.

BENEFÍCIOS

O Mel é conhecido por fornecer energia instantânea, pois é alto teor de glicose. Isso ajuda a manter os minerais no organismo.

O Mel faz maravilhas para a pele, pois ele age como um hidratante natural, o que ajuda na prevenção de pele seca.

O Mel é benéfico para marcas de corte e queimaduras que podem ser reduzida através de aplicações.

O Mel é um ótimo substituto do açúcar. É um ingrediente natural e oferece menos calorias e é mais doce.

A ingestão de Mel com água morna e limão pela manhã ajuda a desencadear o metabolismo.

O Mel é uma rica fonte de antioxidantes que o torna-se realmente um poderoso combatente contra o câncer. Os Antioxidantes reduzir o metabolismo das células cancerosas no corpo, reduzindo assim a probabilidade de ocorrência de câncer.

O consumo de mel durante uma infecção de garganta podem ser realmente útil, pois reduz a inflamação da garganta.

O Mel é considerado como uma bebida probiótica e contém boas bactérias que são úteis para o nosso corpo.

O mel quando associado a outros ingredientes também é bom para:

Com própolis: alívio dos sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado. O própolis é utilizado pelos humanos como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunitário, cicatrizante e regenerador de tecidos.

Com canela: auxilia na digestão combatendo a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.

Com limão: previne o aparecimento de gripes e resfriados pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.

Com leite: ajuda a melhorar a qualidade do sono.

CONTRAINDICAÇÕES

Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. O açúcar do mel é um dos tipos de carboidrato que o diabético deve evitar.

Alérgicos: Pessoas sensíveis com tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.

RECEITAS

Cenourinhas com Mel

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 pacote de cenouras “baby”

2 colheres de sopa de Mel de Flores do Campo

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

2 colheres de chá de dill (endro) fresco

2 colheres de chá de tomilho fresco

Modo de preparo

Derreta a manteiga em uma frigideira em temperatura média. Coloque as cenouras, o mel, o açúcar mascavo, o dill e o tomilho e misture de forma delicada. Cozinhe até as cenouras ficarem macias. Sirva em seguida.

Pera Assada com Mel e Nozes

2 peras grandes e maduras

¼ de colher de chá de canela em pó

2 colheres de chá de Mel de Flores de Laranjeira

¼ de xícara de chá de nozes picadas

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno em 180°C. Corte as peras na metade e as coloque em uma assadeira. Você pode cortar a parte arredondada de trás da pera para que ela fique fixa na assadeira. Retire as sementes da pera e, em seguida, polvilhe a canela, coloque uma porção das nozes picadas e meia colher de chá por cima de cada metade. Leve ao forno por 30 minutos. Espere esfriar e sirva.

Bolo de Mel com Frutas

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

1 xícara (chá) de farinha de trigo comum

1 xícara (chá) de açúcar mascavo orgânico

1 xícara (chá) de leite de soja

½ xícara (chá) de damasco seco picado

½ xícara (chá) de tâmaras picadas

2 ovos orgânicos

4 colheres (chá) de mel orgânico

2 colheres (chá) de fermento químico

1 colher (sopa) de óleo de coco extra virgem

Modo de Preparo:

Bater as claras em neve e reservar. Em uma tigela grande, misturar o leite, o açúcar, as gemas, o mel, o óleo de coco e as farinhas aos poucos. Juntar as frutas e misturar delicadamente. Adicionar as claras e o fermento até incorporar a massa. Despejar a massa em forma untada e polvilhada. Levar ao forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 45 minutos ou até dourar.

Rendimento: 12 porções

Obs: Este artigo é meramente informativo. Não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja mais artigos

Dicas de Saúde

Quais são as 11 qualidades de um cuidador de idosos

O blog da Viver Melhor dedica esta semana aos profissionais de cuidados com idosos. Cuidadores certificados, Técnica(o)s de enfermagem e Enfermeira(o)s precisam considerar alguns pontos

Dicas de Saúde

Como ser um ótimo Cuidador

Hoje, nosso Blog se destina aos profissionais de Cuidados, cujo profissionalismo torna possível a tranquilidade das famílias que deles dependem. Muitos de nós conhecemos uma

Dicas de Saúde

A Importância da hidratação

Sirva-se de um copo de água para beber enquanto lê este tópico importante sobre desidratação em idosos.  A definição de desidratação pode ser entendida como

Fale conosco!

Tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on skype