Entretenimento de idosos e os benefícios da interação

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

À medida que envelhecemos, é muito fácil parar de socializar ou participar de uma rede social limitada. Este comportamento tende a trazer desvantagens tanto cognitivas quanto emocionais, sobretudo em idosos. É importante que a vida permaneça divertida e edificante. É por isso que é tão importante a constante busca de entretenimento e atividades para idosos, que os mantenha alegres e com a percepção do quanto é bom se divertirem.

Interagir com os outros e socializar faz com que as pessoas se sintam bem e incentiva uma visão positiva. Também pode ter efeitos físicos muito reais, assim como mentais que, eventualmente, podem levar a um bem-estar físico melhor.

Os efeitos cognitivos da interação com outras pessoas

Interagir com colegas, funcionários, Cuidadores e familiares ajuda a manter a mente dos idosos afiada. Vários estudos mostram uma ligação muito clara entre a socialização e a manutenção da função cognitiva saudável. Portanto, sempre que possível, a família deve procurar disponibilizar uma atividade que o idoso ou idosa claramente gostam e que lhes proporcione alegria.

Idosos devem ser estimulados através de várias atividades de diversão: jogos de tabuleiro, cartas ou mesmo sinuca.

Isso é especialmente importante para idosos com demência. Exercitar o cérebro, de maneiras divertidas, é uma maneira simples de manter a mente ativa, que pode resgatar a sensação de pertencer à sociedade. Ouvir música, estar perto de pessoas falando ou apenas completar uma pequena tarefa, tudo isso requer estratégias interpretativas. Desta forma, as pessoas idosas exercitam mais suas mentes e, consequentemente, se mantêm ocupadas e alegres.

Programas de entretenimento de idosos criam uma maneira fácil e agradável para os idosos colherem os frutos da socialização, como por exemplo, lidar com o estresse e a ansiedade, que provocam efeitos muito tangíveis em nossa saúde. 

Entretenimento de idosos: O que está envolvido?

Entretenimento de idosos pode ser muitas coisas. Isso pode implicar completar um quebra-cabeça com um Cuidador ou Cuidadora, ou jogar um jogo de cartas com outros colegas, no caso de casas de repouso. Ou mesmo tomar um chá ou café com um amigo.

Atividades manuais como fazer bijouterias, crochet, pintura são muito apreciadas. Assim como shows e cantar. A terapia com animais de estimação é outro aspecto bem conhecido do entretenimento dos idosos. Eles adoram acariciar e conversar com os animais — e, claro, os donos de animais também! É importante, entretanto, cuidar para que animais com unhas não arranhem a pessoa idosa, devido a fragilidade da pele.

Socialização e entretenimento em outro idioma

Pode haver casos, de idosos imigrantes, em que conversar ou fazer atividades no idioma natal contribua sensivelmente. Todos gostam de ouvir músicas de suas épocas douradas de juventude. Benefícios cognitivos à parte, também é muito divertido se soltar, cantar e dançar na língua materna!

Os cuidados com os efeitos físicos da interação

A estimulação mental também pode trazer efeitos negativos para a saúde física dos idosos. Estudos têm mostrado que a interação regular com colegas, familiares, amigos e equipe de cuidados pode reduzir bastante os níveis de pressão arterial. Entretanto, atividades como quebra-cabeças muito complicados, ou a mesma pessoa ganhar TODAS as partidas do jogo que deveria ser diversão para a pessoa idosa, pode gerar frustração.

Portanto, Familiares e profissionais de Cuidados devem tentar levar o entretenimento dos idosos e a diversão muito a sério. É sabido que existem múltiplos benefícios físicos e bônus que vêm de mãos dadas com a socialização.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja mais artigos

Dicas de Saúde

Quais são as 11 qualidades de um cuidador de idosos

O blog da Viver Melhor dedica esta semana aos profissionais de cuidados com idosos. Cuidadores certificados, Técnica(o)s de enfermagem e Enfermeira(o)s precisam considerar alguns pontos

Dicas de Saúde

Como ser um ótimo Cuidador

Hoje, nosso Blog se destina aos profissionais de Cuidados, cujo profissionalismo torna possível a tranquilidade das famílias que deles dependem. Muitos de nós conhecemos uma

Dicas de Saúde

A Importância da hidratação

Sirva-se de um copo de água para beber enquanto lê este tópico importante sobre desidratação em idosos.  A definição de desidratação pode ser entendida como

Fale conosco!

Tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on skype