Diversões que auxiliam a lidar com demência

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

É importante que os pacientes, acometidos com demência, mantenham uma mente ativa e continuem a ter uma sensação de diversão. Manter a pessoa idosa focada em uma tarefa ou algum tipo de quebra-cabeça por um longo período ajuda na manutenção da atividade cerebral e a desfrutar de interações com cuidadores, familiares ou amigos – algo que eles podem estar perdendo. Uma das melhores maneiras de manter essas relações significativas e manter uma mente ativa é através de jogos.

Jogos infantis geralmente contribuem bastante para amenizar a evolução da demência. Eles podem fornecer o nível certo de estímulo para a mente, sem ser muito difícil ou frustrante. Neste blog, vamos percorrer alguns tipos jogos de demência para jogar com pacientes que podem melhorar a qualidade de vida de pacientes acometidos desta doença.


Jogos para evitar apresentar a pacientes com demência 

Em primeiro lugar, falaremos sobre quais jogos evitar. O momento do jogo deve correr bem e ser benéfico para o seu ente querido. É importante fazer as coisas de forma adequada.

Jogos complexos – Há muitos jogos em que o objetivo é deixar até mesmo jogadores qualificados confusos e frustrados. Grandes jogos de tabuleiro, com muitas peças ou mesmo xadrez não são uma boa ideia para quem tem demência.

Jogos eletrônicos – Existem aplicativos ou até mesmo videogames simples, que os idosos gostariam de jogar, especialmente com netos. No entanto, o uso de controladores de console ou a possibilidade de a tecnologia apresentar defeitos (travas de jogo ou perda de potência) pode causar problemas desnecessários para todas as partes. Recomendamos ficar com jogos clássicos e confiáveis.

Jogos baseados em palavras – Jogos como Scrabble (Palavras Cruzadas para tabuleiro) podem ser bastante divertidos no início. No entanto, é claro que nos estágios posteriores da doença, esses tipos de jogos podem demandar demais do jogador.

Jogos baseados no tempo – Jogos com seus entes queridos não devem ter muita pressão para que alguém faça um movimento, dê uma volta ou pense na tarefa em questão. Eles devem ser apreciados em um ritmo de lazer.

Jogos para Adultos com Demência

1. Quebra-cabeças

Desde que você tenha certeza de que não há peças faltando, quebra-cabeças são sempre uma ideia divertida. Muitas vezes você pode encontrar quebra-cabeças de tamanho menor que se encaixam perfeitamente com a superfície de uma mesa pequena ou mesmo os limites da caixa em que ele é guardado, que não vai demorar muito para resolver. Quebra-cabeças proporcionam uma grande sensação de realização após a conclusão e são muito simples para qualquer idade. Encontrar quebra-cabeças saudáveis com imagens agradáveis e bastante fáceis podem causar vontade de fazê-lo novamente.

2. Dominós

Os dominós têm um design distinto, em preto e branco, que os tornam ideais para pacientes idosos usarem e entenderem. Além disso, as peças geralmente são de um bom tamanho, por isso são fáceis de segurar e manobrar ao redor da mesa. Com uma premissa simples, de que a maioria das pessoas conhecerá ou entenderá o conceito muito rapidamente, dominós são ótimos para manter uma mente ativa e divertir.

3. Jogos de Cartas

Há um número incontável de jogos que você pode jogar com cartas e todos, jovens e idosos, provavelmente estão familiarizados com pelo menos um ou dois. Evite jogos que envolvam enganar o oponente ou blefar, como pôquer. Encontre alguns jogos divertidos e simples, como o “rouba monte”, tranca, buraco, pif-paf, que proporcionarão muita diversão. Nas lojas ou na internet, você pode encontrar cartas de tamanho maior para facilitar o manuseio dos cartões.

4. Bingo

Estudos têm mostrado que Bingo é um dos melhores jogos para ajudar no gerenciamento diário da demência devido à sua simplicidade, combinada com o nível certo de estimulação mental. O estado de alerta e concentração necessários para jogar Bingo têm mostrado melhorar a condição dos pacientes a curto prazo. Além disso, é uma atividade em grupo divertida, que pode incorporar muitas pessoas em uma casa de acolhimento, reunindo pacientes para melhorar suas relações internas, ou em casa junto com toda família. Se você descobrir que os pacientes estão tendo dificuldades com números, você pode substituí-los por quase qualquer coisa, de comida a animais.

5. Jogo de corrida de tabuleiro ou Ludo

Esta é uma ótima maneira de incorporar adultos e crianças em um momento de diversão e atividade cognitiva. O jogo de corrida de tabuleiro ou Ludo vêm de muitas formas diferentes, mas você pode optar pela opção pré-escola com cores brilhantes e peças grandes. Isso garante que a visualização seja fácil e as peças sejam fáceis de manusear.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja mais artigos

Dicas de Saúde

Quais são as 11 qualidades de um cuidador de idosos

O blog da Viver Melhor dedica esta semana aos profissionais de cuidados com idosos. Cuidadores certificados, Técnica(o)s de enfermagem e Enfermeira(o)s precisam considerar alguns pontos

Dicas de Saúde

Como ser um ótimo Cuidador

Hoje, nosso Blog se destina aos profissionais de Cuidados, cujo profissionalismo torna possível a tranquilidade das famílias que deles dependem. Muitos de nós conhecemos uma

Dicas de Saúde

A Importância da hidratação

Sirva-se de um copo de água para beber enquanto lê este tópico importante sobre desidratação em idosos.  A definição de desidratação pode ser entendida como

Fale conosco!

Tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on skype