Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A necessidade de manter um coração saudável não afeta apenas aqueles que estão tentando perder peso ou reduzir os níveis de colesterol. Mesmo alguém que não esteja enfrentando algum problema cardíaco, pode começar a cuidar do coração preventivamente, mantendo a saúde cardíaca à medida em que a idade avança. 

Existem muitas maneiras diferentes de fazer isso. Aqui vão algumas dicas preciosas.

Mantenha-se ativo com exercícios

Manter-se ativo com exercícios é uma parte importante para manter um coração saudável. Os médicos recomendam algo em torno de 150 minutos por semana (por exemplo, 30 minutos por dia, durante 5 dias) de atividade aeróbica de intensidade moderada, como caminhada rápida ou natação, e exercícios de treinamento de força pelo menos duas vezes por semana. 

O exercício pode ajudar a aumentar seu humor, diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de diabetes. Se você tiver mais de 65 anos, consulte seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, para ter certeza de que é adequado para você.

Mantenha uma dieta saudável para o coração

Altos níveis de colesterol não saudável (o LDL) no sangue podem levar a doenças cardíacas. 

Uma maneira de evitar o colesterol alto é manter uma dieta saudável para o coração, limitando a ingestão de gordura saturada, gordura trans e colesterol. Limite sua ingestão de carne vermelha e opte por cortes magros de aves e peixes. Aumente a fibra em sua dieta comendo grãos integrais, frutas e legumes. Faça exercícios regulares para que você possa manter sua pressão arterial em níveis saudáveis, e diminuir o risco de colesterol alto também.

Fique atento aos seus números

Uma das melhores maneiras de manter um coração saudável é gerenciar seus níveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue. Estes são todos os principais fatores de risco para doenças cardíacas. A boa notícia é que esses números podem ser gerenciados com dieta, exercício ou medicação. Se você tem mais de 65 anos ou já foi diagnosticado com alguma dessas condições, é importante controlá-los. Caso contrário, você poderia colocar-se em risco para outras doenças.

Cuidado com o seu peso

Estudos têm mostrado que o ganho de peso pode ser um precursor de doenças cardiovasculares. Se você está acima do peso, perder apenas 5% do seu peso corporal pode reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol o suficiente para reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas ou derrame, de forma significativa. 

Trabalhe com seu médico para encontrar um plano de dieta e exercícios que funcione para você. Então dedique-se ao plano – manter um peso saudável requer algum esforço, mas, sem dúvidas, vale a pena.

Verifique se há apneia do sono

Apneia do sono é uma condição que afeta o sono e a respiração. Pessoas podem experimentar despertares frequentes, respiração rasa e ofegante durante o sono. A apneia do sono é mais comum em homens com excesso de peso, com mais de 50 anos e em mulheres com mais de 60 anos. Se você está preocupado com o seu peso ou hábito de ronco, consulte seu médico para um exame e verificação de que possa ter apneia do sono, especialmente se você está em risco de pressão alta ou colesterol alto. Consulte seu médico para saber como manter um coração saudável à medida que a idade avança, dormindo bem e reduzindo os níveis de estresse.

Pare de fumar

Se você é um fumante, parar é uma de suas melhores apostas para melhorar sua saúde e prolongar sua vida. De fato, depois de parar de fumar, muitas pessoas veem melhoras na saúde do coração em apenas dois ou três anos. Isso porque ao parar de fumar, você diminui suas chances de ter um ataque cardíaco ou derrame. Você também reduz o risco de desenvolver doenças crônicas  

Desistir pode ser difícil no início, mas há recursos disponíveis para ajudá-lo a ter sucesso, incluindo opções de medicamentos e programas de aconselhamento.

Cuide de sua saúde e tenha uma Vida mais plena.

Obs: Este artigo é meramente informativo. Não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja mais artigos

Dicas de Saúde

Diversões que auxiliam a lidar com demência

É importante que os pacientes, acometidos com demência, mantenham uma mente ativa e continuem a ter uma sensação de diversão. Manter a pessoa idosa focada

Fale conosco!

Tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on skype