Como ser um ótimo Cuidador

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Hoje, nosso Blog se destina aos profissionais de Cuidados, cujo profissionalismo torna possível a tranquilidade das famílias que deles dependem.

Muitos de nós conhecemos uma pessoa de idade avançada, com uma doença grave ou um problema de saúde em andamento. Na verdade, um expressivo número de adultos tem, pelo menos, uma condição crônica para a qual precisam da ajuda de um Cuidador, familiar ou amigo. Se você já se perguntou como mostrar a uma pessoa que precise desse serviço, que você se importa ou que você pode ajudá-la, aqui estão algumas dicas sobre como ser um ótimo Cuidador ou Cuidadora.

Construa confiança

Demonstre sempre zelo e carinho para com a pessoa que você estiver cuidando. Apoie as atividades que ela fizer com ânimo e encorajamento. Desta forma, a pessoa que receber seu Cuidado se sentirá motivada e segura, confiante de que está amparada por você. Adicionalmente, é importante apoiá-la e fazer com que perceba que se beneficiará do tratamento ou reabilitação, por mais difícil que possa ser.

Comece com pequenos passos

Por exemplo, incentive alguém que esteja passando por tratamentos químicos fortes (quimioterapia) a tomar apenas alguns goles de água ou sopa, para que obtenha fluidos necessários, mesmo quando diante de náusea ou falta de apetite. Se a pessoa teve um derrame ou outro problema de mobilidade, ajude-a a dar apenas alguns passos, com o objetivo final de chegar ao banheiro, sempre comemorando cada passo e o sucesso de chegar ao local pretendido.

Encoraje sempre

Sugira, quando possível, uma leve caminhada para banho de sol matinal. Caso a pessoa assistida tenha restrição de mobilidade, insista, carinhosamente, para que faça uso da cadeira de rodas. O banho de sol é extremamente benéfico. Seu encorajamento deve ser frequente.

Lembre de seus sucessos

Caso a pessoa que necessita de cuidados não conseguir se alimentar ou dar qualquer passo hoje, lembre-a suavemente com voz carinhosa e encorajadora, que ela já fez isso antes e pode fazê-lo novamente hoje.

Exercite compaixão

Quando a pessoa assistida estiver passando por quimioterapia ou outro tratamento difícil, às vezes a melhor maneira de ajudar pode ser apenas sentar-se perto e conversar com ela durante o tratamento — isto ajuda a distrair a mente. Ou leve-a para fora para um suco ou vitamina, quando isso for tudo que ela pode ingerir. Para alguém que teve um derrame, ajude-o a controlar o medo de cair, apoiando-o sempre com um sorriso carinhoso no rosto, quando se levanta de uma cadeira de rodas.

Evite gestos inúteis

Evite dizer coisas como “Qualquer coisa, me fala se posso ajudar” ou “me ligue se houver algo que eu possa fazer.” Quando alguém está doente, é improvável que peça ajuda. Tome a iniciativa de fornecer ajuda concreta.

Não hesite em agir

Um Cuidador, para ser ótimo, nunca deve hesitar FAZER ou DIZER alguma coisa que seja realmente necessária. Não evite falar sobre a doença ou restrição à qual a pessoa esteja passando. Não hesite, por receio de estar se intrometendo na privacidade da pessoa. Se soube da sua condição, não é segredo. Não tenha medo de ligar ou enviar um e-mail ou um cartão, com palavras de carinho e encorajamento. Mostre que se importa de todas as formas. Você perceberá, pela reação das pessoas assistidas, se estiver ajudando. O apoio social é fundamental para aumentar sua confiança e ajudá-las a lidar com seu tratamento ou com uma doença em andamento.

Oferecer palavras de motivação

Pense em coisas que possam ter ajudado você a passar por situações difíceis no passado e compartilhe. Isso é tão simples quanto compartilhar uma citação favorita de um livro que ajudou você a colocar as coisas em perspectiva ou lhe deu esperança em tempos difíceis. Palavras de encorajamento podem ajudar a pessoa que você está cuidando a lidar com seus próprios desafios no tratamento. Você também pode compartilhar suas experiências sobre coisas que o ajudaram a ser forte e se recuperar em tempos desafiadores.

Esteja sempre atento, para mostrar seu cuidado

Cheque repetidamente a pessoa de quem estiver cuidando. Aprenda sobre sua doença ou dificuldade e o curso do tratamento que enfrenta. Quando não for dia de seu plantão, experimente ligar para a pessoa que estiver assistindo ou envie uma mensagem de texto ao responsável e peça que este leia para a pessoa assistida. Isto trará conforto e sensação de ser querida.
Lembrando que um ótimo profissional de Cuidados jamais usa telefone celular durante o período em que cuida de alguém, exceto em casos de emergência.

Cuide bem de si

Quando você se torna um profissional de Cuidados, o primeiro e mais importante passo é cuidar de si mesmo. Você não pode dar apoio a outra pessoa, a menos que você esteja forte física e mentalmente. Estabeleça limites, se precisar, e certifique-se de fazer as coisas que lhe tragam alegria e saúde.

A Viver Melhor cuida dos profissionais de Cuidados, para que possam cuidar melhor das pessoas assistidas e, desta forma, elevar a qualidade de Vida dos familiares, que encontram tranquilidade para realizar suas tarefas do dia a dia.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja mais artigos

Dicas de Saúde

Quais são as 11 qualidades de um cuidador de idosos

O blog da Viver Melhor dedica esta semana aos profissionais de cuidados com idosos. Cuidadores certificados, Técnica(o)s de enfermagem e Enfermeira(o)s precisam considerar alguns pontos

Dicas de Saúde

A Importância da hidratação

Sirva-se de um copo de água para beber enquanto lê este tópico importante sobre desidratação em idosos.  A definição de desidratação pode ser entendida como

Dicas de Saúde

PROFISSIONAIS DE CUIDADOS – PORQUÊ TÊ-LOS

Existem diferentes tipos de cuidadores. Há cuidadores que são amigos ou familiares de um idoso, que assumem esta função visando tornar a vida de seu

Fale conosco!

Tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on skype