Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A saúde depende da boa alimentação. Por isso, aqui vão algumas dicas dos principais benefícios de alguns alimentos presentes no nosso dia a dia. 

O Inhame é aquele alimento coringa, meio batata, meio aipim (ou mandioca), que tanto serve para base de sopas cremosas quanto para doces. Como todo tubérculo, é uma excelente fonte de fibras solúveis e possui ação antioxidante, devido a quantidades significativas de vitamina C. Apresenta um pouco de vitamina A e betacaroteno e é rico em vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina e ácido fólico). Com relação aos minerais, possui potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

A diosgenina presente no inhame, contribui para melhorar o perfil lipídico, tem efeito na redução de peso e consequente redução de medidas e de celulite. Os efeitos estéticos, na verdade, são apenas o reflexo externo dos efeitos sistêmicos do uso do tubérculo na alimentação, podendo resultar em substancial melhoria da qualidade de Vida.

O inhame é, portanto, um alimento saudável, composto por carboidrato complexo, baixo conteúdo lipídico, baixo índice glicêmico, alto teor de fibras e micronutrientes. 

Dito assim, parece aula de ciências. Por isso, separamos algumas receitas para quem preferir aproveitar os inúmeros benefícios do tubérculo, de forma saborosa.

RECEITAS

1. Salada de inhame
imagem ilustrativa

É só ralar cru e temperar à gosto com sal marinho e limão. Fica uma delícia também com molho de soja.

2. Vitamina com inhame
imagem ilustrativa

Coloque no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa (ou outra folhinha verde, como coentro ou hortelã) e o suco de duas laranjas. Tudo cru. Acrescente água, se desejar uma mistura mais líquida. Serve dois copos.

3. Suco de Inhame
imagem ilustrativa

1 xícara de inhame descascado e cortado em cubos

500 ml de água ou água de coco

suco de meio limão

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce com mel ou com adoçante. Não precisa coar.

4. Suco Verde com Inhame
imagem ilustrativa

2 folhas de couve

500 ml de água

1 cenoura

2 maçãs

1 pedaço médio de gengibre

5 folhas de alface

2 inhames pequenos crus e descascados

Corte todos os ingredientes em pedaços pequenos (antes de cortar o gengibre descasque-o), misture tudo no liquidificador junto com a água e bata até que esteja homogêneo. Está pronto para beber.

5. Inhame cozido no vapor
imagem ilustrativa

Ponha alguns inhames com casca e tudo na parte superior da cuscuzeira, ou numa peneira sobre uma panela com água fervendo, e tampe. Depois de meia hora, espete com o garfo para ver se estão macios. Nessa altura a casca solta com muita facilidade, basta puxar que sai inteirinha. É aí que o inhame tem o sabor mais simples e gostoso.

6. Purê de inhame

Depois de cozinhar os inhames no vapor ou na água, solte a casca e amasse com um garfo; junte um pouquinho de manteiga e de sal marinho, ou molho de soja, e misture bem. Só precisa ir ao fogo de novo se for para esquentar.

7. Pastinhas de inhame
imagem ilustrativa

São ótimas para passar no pão e substituem muito bem as pastas de queijo nas festas. A base é um purê de inhames cozidos e amassados, ao qual se acrescentam azeite ou manteiga, folhas verdes picadinhas (salsinha, manjericão, coentro, cebolinha) ou orégano.

Uma beterraba cozida e batida no liquidificador com inhame e um pouquinho de água vai produzir uma pasta rosada. Ou ainda batido com azeite, alho, água e sal faz uma delícia de molho tipo maionese. Use a criatividade e ofereça aos amigos uma coisa nova de cada vez!

8. Inhame sauté
imagem ilustrativa

Depois de cozidos e descascados, corte os inhames em rodelas ou pedaços; aqueça azeite numa frigideira; ponha os inhames, e sobre eles bastante folhas verdes picadinhas (salsa ou cebolinha ou manjericão ou coentro ou orégano ou…); umas pitadinhas de sal marinho; mexa rapidamente, baixe o fogo e deixe grudar um pouquinho no fundo para ficar crocante.

9. Nhoque de inhame
imagem ilustrativa

Faça exatamente como nhoque de batata: cozinhe os inhames, descasque, amasse com farinha de trigo integral (se desejar sem glúten, acrescente fécula de batata ou farinha de arroz) e uma pitada de sal marinho até a massa ficar com a consistência do lóbulo da orelha. Enrole em cordões, corte, ponha para cozinhar de pouco em pouco numa panela com água fervendo. Quando os nhoques subirem é que estarão cozidos. Aproveite junto com o molho da sua preferência.

10. Engrossando o caldo do feijão
imagem ilustrativa

Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão, que eles desmancham e o caldo fica bem grosso.

11. Sopa de inhame com missô
imagem ilustrativa

O missô, que é desintoxicante, é um alimento tradicional japonês muito usado como tempero, feito de soja fermentada com cereais e sal. Vem em forma de pasta. É muito rico em enzimas, proteínas e vitamina B12, devido ao seu processo de fermentação e dá um gosto todo especial à sopa. 

Cozinhe inhames descascados com água suficiente para cobri-los, uma ou duas folhinhas de louro e alguns dentes de alho inteiros. Depois, bata no liquidificador para obter um creme fino. Acrescente o misso, na base de uma colher de chá cheia por xícara, ou dissolva com um pouco d’água numa tigelinha e deixe que cada um se sirva como quiser. Cebolinha verde picada, por cima, combina muito.

Obs: Este artigo é meramente informativo. Não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja mais artigos

Dicas de Saúde

Diversões que auxiliam a lidar com demência

É importante que os pacientes, acometidos com demência, mantenham uma mente ativa e continuem a ter uma sensação de diversão. Manter a pessoa idosa focada

Fale conosco!

Tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on skype