Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A saúde depende da boa alimentação. Por isso, aqui vão algumas dicas dos principais benefícios de alguns alimentos presentes no nosso dia a dia. 

O gengibre é uma verdadeira panaceia para a saúde. Esta raiz suculenta, possui sabor marcante ardido e, ao mesmo tempo, refrescante. Atua como um desinfetante do organismo, impedindo que os germes se desenvolvam. Além disso, é anti-náusea, antiespasmódico, antifúngico, anti-inflamatório, antisséptico, antibacteriano, antiviral e possui propriedade antitussígena (supressor da tosse) e pode melhorar sua saúde e, consequentemente, sua qualidade de Vida.

O gengibre na água é uma boa fonte de vitamina A, C, E e do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, silício, sódio, ferro, zinco, cálcio e beta-caroteno.

As propriedades terapêuticas do gengibre são incontáveis: estimula as enzimas do fígado a trabalhar e a eliminar toxinas; afasta gripes e resfriados; tem forte ação na imunidade, sendo um dos melhores anti-inflamatórios naturais que existem. O gengibre contém um composto conhecido como gingerol que 

permite abreviar várias doenças de caráter inflamatório, além de evitar doenças cardiovasculares, diabetes e outras. Ajuda a melhorar a circulação do sangue e mantém a ótima saúde.

Componentes ativos como óleos voláteis e compostos de fenol na raiz de gengibre, influenciam o sistema nervoso, estômago e intestinos.

Usado na salada, auxilia na diminuição de gases formados pela ingestão de alimentos como o feijão e outras leguminosas. 

Chá de gengibre pode ser benéfico para quem tem colesterol alto, pois ajuda a aumentar a secreção de ácidos biliares.

Efeitos colaterais

Embora existam muitos benefícios de saúde em beber chá de gengibre diariamente, esteja ciente de que existem alguns efeitos colaterais também.

Consumir muito gengibre em qualquer forma pode causar náuseas, vômitos e diarreia. Isso também pode elevar a acidez e o açúcar no sangue, além de impedir um boa noite de sono.

Por ser um alimento termogênico não deve ser ingerido por quem tem pressão alta.

Sendo uma raiz tão benéfica para a saúde, apresenta também, inúmeras formas de ser consumida. Aqui vão algumas receitas.

RECEITAS

1. Chá de Gengibre com Limão
Imagem ilustrativa

4 a 6 fatias finas de gengibre cru

1½ a 2 xícaras de água filtrada

Um pouco de suco de limão

1 a 2 colheres de sopa de mel cru

Descasque a raiz do gengibre e lave cuidadosamente. Corte o gengibre em fatias finas. Ferva 1½ xícaras de água filtrada. Adicione as fatias de gengibre. Coloque uma tampa e deixe cozinhar por 10 minutos. Coe a água para remover o gengibre.

Esprema um pouco de limão conforme seu gosto. Adicione 1 a 2 colheres de sopa de mel.

Misture e aprecie seu chá quente de gengibre.

Se preferir um chá frio, coloque o chá na geladeira por 30 minutos e adicione alguns cubos de gelo antes de servir.

Como uma variação, tente embeber algumas folhas de hortelã fresca, 1 pau de canela pequeno ou algumas vagens de cardamomo com o gengibre para fazer um chá mais refrescante.

2. Chá de Gengibre com Camomila
Imagem ilustrativa

2 a 3 centímetros de gengibre fresco, ou 5 colheres do rizoma macerado.

2 a 3 colheres (sobremesa) de camomila

1 litro de água.

O procedimento é quase o mesmo do chá de gengibre com limão:

Após preparar o gengibre (cortar em pedaços ou macerar), espere a água ferver e adicione o rizoma. Tampe a panela e deixe em fogo baixo. Aguarde de 5 a 10 minutos (é neste momento que o mel ou açúcar mascavo devem ser adicionados). Caso utilize camomila fresca, adicione-a neste momento! Desligue o fogo.

Adicione a camomila (seca) e mantenha a tampa da panela.

Espere a temperatura baixar um pouco, coe e tome!

Importante:

Você pode beber até 3 xícaras de chá de gengibre diariamente. Evite beber chá de gengibre em excesso, pois pode causar muitos efeitos colaterais.

De acordo com especialistas em saúde, os adultos podem tomar até 4 gramas de raiz de gengibre cru por dia.

Para descobrir a dose certa para as crianças, consulte o seu médico.

3. Suco de abacaxi com gengibre
Imagem ilustrativa

1 e 1/2 copo d’água gelada ou 1 copo d’água e 1 de gelo

4 fatias finas de abacaxi

2 rodelas finas de gengibre

folhinhas de hortelã a gosto

½ xícara (café) de suco de limão

Leve tudo ao liquidificador e bata bem todos os ingredientes por cerca de 1 minuto. Não coe. Como todos os sucos, beba assim que terminar de fazê-lo.

Obs: Este artigo é meramente informativo. Não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja mais artigos

Dicas de Saúde

Diversões que auxiliam a lidar com demência

É importante que os pacientes, acometidos com demência, mantenham uma mente ativa e continuem a ter uma sensação de diversão. Manter a pessoa idosa focada

Fale conosco!

Tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on skype