A saúde depende da boa alimentação. Por isso, aqui vão algumas dicas dos principais benefícios de alguns alimentos presentes no nosso dia a dia.
O alho faz parte de um grupo de alimentos chamados funcionais, que têm componentes benéficos para o corpo. Seu odor forte característico vem de um composto orgânico de enxofre chamado alicina, que se mostra eficaz no tratamento de doenças cardíacas e de ação antibiótica poderosa. Quando consumido da forma correta, o alho é um importante aliado na prevenção e combate a diversas doenças. A ciência já identificou cerca de 30 propriedades terapêuticas.
Aumenta a imunidade
Quem diria que aumentar sua imunidade poderia ser tão simples quanto comer mais alho? De acordo com um estudo envolvendo 41.000 mulheres entre 55 e 69 anos, aquelas que comiam alho, frutas e legumes rotineiramente tinham um risco 35% menor de câncer de cólon.
Funciona como um anti-inflamatório
Pesquisas mostraram que o óleo de alho funciona como um anti-inflamatório. Se você tem articulações ou músculos doloridos e inflamados, esfregue-os com óleo de alho. A Arthritis Foundation (Fundação da Artrite) até recomenda como auxílio para evitar danos na cartilagem da artrite.
Melhora a saúde do coração
Pesquisas também indicam que o alho pode ter um impacto positivo em suas artérias e pressão arterial, e acreditam que os glóbulos vermelhos transformam o enxofre do alho em gás sulfídrico. Isso expande nossos vasos sanguíneos, facilitando a regulação da pressão arterial.
Consulte o seu médico para ver se adicionar mais alho à sua dieta pode ser benéfico para você.
Limpa a pele
As propriedades antibacterianas e antioxidantes do alho podem limpar sua pele matando bactérias causadoras de acne. Um estudo mostra que esfregar alho cru sobre espinhas pode limpar sua pele.
Esteja ciente, porém, que o alho pode causar uma sensação de queimação em sua pele. Consulte seu dermatologista primeiro antes de experimentar esta técnica, especialmente se você estiver usando qualquer outro produto de cuidados com a pele.
Protege sua comida
Essas mesmas propriedades antibacterianas no alho fresco podem matar as bactérias que levam à intoxicação alimentar, incluindo salmonela e E.coli. Porém, não use alho como substituto para saneamento alimentar.
Trata o pé do atleta
O alho também luta contra o fungo. Se você tem o “pé de atleta”, experimente mergulhar os pés em água de alho ou esfregar alho cru nos pés para atacar o fungo causador da coceira.
RECEITAS

Uma sugestão para aproveitar todo esse potencial e afastar o risco das gripes é um chá de alho. Aqui vão as dicas para o preparo:
Esquentar a água e não deixar ferver, só fazer bolinhas na lateral da panela. Amassar 1 dente de alho e colocar em uma xícara juntamente com louro, limão ou outros ingredientes que você quiser. Acrescentar a água aquecida, abafar e deixar pausar por 1 ou 2 minutos antes de beber. Cinco minutinhos, antes de dormir.
Cozinhar o alho com carne, reduz substâncias químicas cancerígenas em carne cozida, que se acredita estar ligado ao câncer de mama em mulheres que comem carne.
O alho pode ser ingerido com a salada – cortado em pequenas rodelas e misturado ao azeite do. Ou pode ser ingerido no arroz – basta cozinhar o arroz e, pouco antes de estar pronto, colocar as rodelas de alho.
Outras receitas simples:
Chips de Alho
Patê de Alho
Lentilhas com Alho e Tomate-Cereja
Pastinha Light de brócolis, alho e queijo