Antibióticos Naturais: Própolis

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O Própolis, também conhecido como cola de abelha, é na verdade um tipo de material resinoso que as abelhas recolhem nos pés de flores, brotos e outras fontes de seiva. Este Própolis é então levado de volta para a colmeia, onde ele é essencialmente usado como cola para consertar danos em partes da colmeia. Embora a cera de abelhas é geralmente usado para a construção em grande escala, este Própolis é utilizado continuamente para reparar a sua casa.

As propriedades terapêuticas da Própolis foram descobertas em tempos remotos. Já os antigos egípcios a utilizavam para cuidar do aparelho respiratório, de estados gripais, infecções de pele, cicatrização de feridas e outras infecções variadas.

A própolis pode ser usada tanto na prevenção como no tratamento da gripe, asmas, bronquites e constipações. O seu uso já é consagrado no tratamento de sinusites, amidalites e rinites.

Não pode ser ingerido por muito tempo seguido porque acaba agindo, também, contra as bactérias que são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Benefícios

1) Anti-microbiano. Ajuda principalmente na gripe. Costumamos tomar muito aliado ao xarope.

2) Ajuda a construir e manter os tecidos ósseos saudáveis.

3) Ajuda a modular a pressão arterial. Há uma enzima chamada Tirosina Hidroxilase (TH), que limita o tanto de óxido nítrico que pode ser produzido. Assim, evitando um ataque cardíaco.

4) Acalma os sintomas de alergias. Ela é uma ótima substância para o alívio de sintomas da rinite alérgica. Portanto, se tomar uma vez ao dia, melhora a alergia.

5) Previne o câncer de próstata: este tipo de câncer, é diagnosticado em homens e para ajudar, a própolis entra como um medicamento.

6) Pode ajudar na intoxicação alimentar como, também em outras condições. A atividade antimicrobiana combate os germes que a causam.

7) Os cientistas testaram contra as células cancerígenas, assim descobrindo que as células cancerosas morreram e deixando apenas as células normais vivas.

8) Ajuda a manter o esmalte do dente e a prevenção de cáries e doenças. Algumas empresas já estão incluindo a própolis em pastas dentais.

9) A própolis libera na pele substâncias antibacterianas, o que combate a acne.

10) Os antioxidantes contidos na própolis podem atuar na aceleração da cicatrização de feridas, estimulação do fluxo sanguíneo e do crescimento nestas áreas, juntamente com a redução da inflamação.

O preço do extrato de Própolis varia entre os 8 e os 20 reais, e pode ser comprado em drogarias, lojas de produtos naturais, farmácias ou em lojas on-line, não sendo necessária receita médica.

O Extrato de Própolis deve ser usado consoante a necessidade e o seu modo de uso depende do problema a tratar:

  • Regeneração dos tecidos, cicatrização e espinhas: aplicar 1 ou 2 gotas sobre a ferida sempre que trocar o curativo e aplicar sobre a espinha 4 a 5 vezes por dia.
  • Problemas respiratórios: colocar algumas gotas de extrato de própolis em água fervida e fazer inalações com o vapor de água.
  • Dor de garganta: Numa xícara de água, adicionar 4 a 5 gotas de extrato de própolis e usar para gargarejar a garganta. Esta solução pode ser usada varias vezes por dia, consoante a necessidade.
  • Tosse irritativa ou com catarro, gripe, sinusite, amigdalite: colar 3 a 4 gotas de extrato ao chá ou adicionar 1 ou 2 gotas a 1 colher de mel. Tomar varias vezes por dia, sempre que necessário.

Como alternativa à água também se pode adicionar o extrato em sucos de fruta e chás, na mesma quantidade, ou 4 a 5 gotas pingadas em uma colher de sopa de mel. Aconselha-se tomar igualmente 2 a 3 vezes ao dia.

Obs: Este artigo é meramente informativo. Não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja mais artigos

Dicas de Saúde

Quais são as 11 qualidades de um cuidador de idosos

O blog da Viver Melhor dedica esta semana aos profissionais de cuidados com idosos. Cuidadores certificados, Técnica(o)s de enfermagem e Enfermeira(o)s precisam considerar alguns pontos

Dicas de Saúde

Como ser um ótimo Cuidador

Hoje, nosso Blog se destina aos profissionais de Cuidados, cujo profissionalismo torna possível a tranquilidade das famílias que deles dependem. Muitos de nós conhecemos uma

Dicas de Saúde

A Importância da hidratação

Sirva-se de um copo de água para beber enquanto lê este tópico importante sobre desidratação em idosos.  A definição de desidratação pode ser entendida como

Fale conosco!

Tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on skype